Imprevistos surgem sempre e é normal precisar reagendar compromissos importantes. As datas de viagens às vezes precisam ser alteradas e o processo de adiar voo pode se tornar uma dor de cabeça desnecessária.
Quando se trata de passagens aéreas, esse é um problema muito comum de ocorrer, pois na maioria dos casos as pessoas adquirem as passagens com uma certa antecedência, por planejarem suas viagens a longo prazo.
Apesar disso, não se preocupe, essa situação pode ser resolvida, só é preciso estar atento a alguns detalhes.
Continue a leitura que explicaremos o passo a passo de como lidar e a maneira certa para adiar voo, independente de qual companhia aérea você seja cliente.
O que fazer diante da necessidade de adiar voo?
A primeira coisa a fazer ao querer adiar voo, é verificar se sua passagem permite a troca de data. Algumas passagens, principalmente as que foram compradas em pacotes ou promoções, não permitem tal feito.
Também é importante salientar que este tipo de passagem, ao ser vendida, sempre comunica ao cliente as condições que não são realizadas.
Assim, entende-se que você estava ciente da situação quando adquiriu sua passagem aérea. Se esse não for o seu caso e não tiver explicações necessárias sobre as condições de cancelamento e ressarcimento, podemos tomar as medidas necessárias para a resolução do problema.
Como efetuar a alteração na data do meu voo?
Verificou que é possível adiar voo? Ótimo, porém é notório saber que esta troca de datas da viagem irá lhe gerar um custo a mais. Todo processo de cancelamento gera taxas. Dessa forma, você deverá proceder indo até o site ou local de compra para conferir sobre as passagens.
A antiga passagem deve ser cancelada e uma nova, adquirida. Assim, você irá escolher a nova data e horário de acordo com a disponibilidade e consultará qual é o preço da nova passagem.
Atenção! Sua nova passagem pode e provavelmente terá um valor diferente da sua antiga, sendo mais barata ou mais cara, e é importante estar ciente disso.
Outro fator a se estar atento é que sua nova passagem precisa ser da mesma companhia aérea que a anterior. Por exemplo: se você comprou uma passagem pela LATAM, deverá comprar novamente pela LATAM. Se comprou pela GOL, deverá comprar novamente pela GOL e com a Azul, o mesmo procedimento.
Preciso pagar multas ao adiar voo?
Como foi salientado anteriormente, todo processo de cancelamento gera taxas e multas. Ao escolher adiar voo e realizar todo o processo descrito acima, é hora de caminhar para a finalização da troca de sua passagem aérea.
Se seu bilhete anterior for mais barato que o novo, será necessário pagar o complemento do valor para conseguir completar a sua solicitação. Além disso, será necessário pagar a taxa tarifária de cancelamento.
Cada companhia aérea tem um valor específico e você consegue ter acesso a esse documento nos sites das companhias. Basta só pesquisar por “lista tarifária para alterações e cancelamentos” no site da empresa para acessar as informações na íntegra.
As regras para adiar voo mudaram depois da pandemia?
Durante a pandemia de Covid-19, foram efetuadas alterações nas leis quando o assunto era adiar voo e alterar datas de passagens, para atender melhor os passageiros que tiverem compromissos alterados por causa do vírus.
Sobre as deliberações concedidas durante a pandemia, o portal do Governo salienta que a partir de 2022 voltam a valer as regras sobre cancelamento e alteração nas datas de voo anteriores à pandemia de covid-19. Assim sendo, não há mais medida emergencial de flexibilização e deve ser considerada a Resolução nº 400/2016.
Ou seja, o tratamento atual, volta a ser amparado em leis anteriores à pandemia. O Governo ainda esclarece:
- Caso a empresa cancele o voo, os passageiros podem escolher, de acordo com seus direitos, entre reacomodação, reembolso integral ou execução do serviço através de outras modalidades;
- Se quem desistiu da passagem foi o passageiro, a companhia aérea pode cobrar multas previstas no contrato informado no momento da compra;
- O reembolso em crédito pode ser efetuado caso o passageiro escolha essa opção. O valor e o prazo precisam ser negociados entre as duas partes. Após a negociação, a empresa é obrigada a realizar o reembolso em até 7 dias, a partir do pedido.
A Indenizei.com está aqui para te ajudar a adiar voo
Se após ler este artigo e seguir todos os passos acima você infelizmente não tiver conseguido resolver o seu problema, calma, não precisa se desesperar. Nós podemos ajudar você.
A Indenizei.com foi lançada em 2020 com o intuito de ajudar clientes que sofreram algum prejuízo relacionado a viagens de avião ou relação de consumo com agências de viagem.
Somos uma empresa de tecnologia que busca de forma rápida, simples, eficaz e sem burocracia, dar poder ao cliente, equilibrar a balança da interação entre companhias aéreas e consumidores, trazendo mais segurança e justiça para quem foi prejudicado ao realizar sua viagem.
Para mais informações nos acompanhe nas redes sociais e dê uma olhada em outros posts do nosso blog que possam ser úteis para você, como:
- Reclamação na Anac: quais categorias são atendidas e quando devo acionar a companhia aérea judicialmente;
- Regras do cancelamento de passagem aérea por parte da empresa e do passageiro;
- Regras da Latam para mudança de voo: confira os direitos do consumidor;
- Saiba como cancelar passagem aérea GOL
- Cancelamento de Passagem Aérea Azul: entenda mais
Entre em contato conosco, vamos te ajudar! Você pode garantir sua indenização e ter seu problema resolvido em até 72h.
Nossos atendentes estão à espera do seu contato para conseguir te ajudar a resolver essa situação incômoda.