assVocê sabia que ao fazer pedidos pelo delivery, está sujeito a golpes? O Golpe do Delivery tem se tornado cada vez mais comum, trazendo prejuízos financeiros para muitos consumidores.
Para saber sobre o que se trata e como se proteger, continue lendo o artigo.
Como funciona o Golpe do Delivery?
O Golpe do Delivery é uma fraude financeira, em que os criminosos enganam os usuários de apps de delivery. Os compradores só percebem o roubo depois de efetuarem o pagamento fraudulento.
Os golpistas podem atuar de diversas maneiras, como:
1 – Ao chegar na casa do cliente, o entregador alega que, caso o cliente já tenha feito o pagamento no app, houve um erro no processamento e que ele precisará fazer o pagamento de novo. Ao entregar a maquininha, a pessoa normalmente entrega uma diferente da estabelecida pela empresa ou com o visor quebrado, o que permite passar valores maiores e ficar com o dinheiro para si. Essa prática também pode ser chamada como “Golpe da Maquininha”.
2 – O entregador se passa por sua empresa, e entra em contato com a vítima, por ligação ou WhatsApp, solicitando informações do cartão de crédito para cobrar algum tipo de taxa, como de entrega ou de correção de valores de algum item do cardápio.
3 – Quando ele faz a entrega de uma refeição que será paga na hora, ele liga a câmera sem o cliente perceber e a lanterna com a desculpa de iluminar melhor o ambiente, assim, filmando os dados do cartão da vítima para aplicar o golpe posteriormente.
Como se proteger do Golpe do Delivery?
1 – Recuse qualquer tipo de cobrança ou taxa extra na entrega ou antes dela, se você já tiver confirmado pelo aplicativo.
2 – Confira o valor na tela antes de finalizar o pagamento. Se o equipamento apresentar algum defeito, não faça a transação. E, no fim, solicite o recibo da maquininha do cartão.
3 – Recuse ligações que peçam dados bancários, endereço ou confirmação de número de WhatsApp.
4 – Ligue as notificações de compra do app do banco no seu celular. E, caso ocorra um erro na hora do pagamento, evite passar o cartão novamente. Primeiro, cheque no seu aplicativo do banco (ou nas notificações) se a compra realmente não foi efetuada.
Eu caí no golpe, e agora?
Muitas empresas financeiras podem negligenciar seus clientes em situações do Golpe do Delivery. Diante disso, a Indenizei está aqui para ajudar! Oferecemos uma avaliação gratuita do seu caso, buscando justiça pelos seus direitos e compensações financeiras pelos danos sofridos.
Com isso, a Indenizei oferece soluções tecnológicas para consumidores prejudicados por prestadores de serviço, como empresas de energia, instituições financeiras e companhias aéreas. Nosso compromisso é buscar indenizações pelos danos sofridos e direitos negligenciados, tudo de forma simples e rápida.
Portanto, se você sofreu alguma questão com Golpe do Delivery, contate-nos para assistência imediata!
A informação é poder e, com a Indenizei, você conhece seus direitos! Continue acompanhando nossos conteúdos aqui no blog e no Instagram, onde compartilhamos informações úteis sobre direitos dos consumidores, dicas financeiras e de viagens.