O extravio de bagagem é um problema muito comum nas companhias aéreas, trazendo muito desconforto e frustração para os passageiros. Esse artigo vai te explicar em qual situação é cabível a indenização.
Toda viagem gera muita ansiedade positiva ao passageiro, com tantas coisas a acontecer daquele momento adiante. Chegar no destino final e ir pegar a mala faz parte do ritual, mas e quando a mala simplesmente desaparece?
O desaparecimento de uma bagagem é certamente o problema mais preocupante das empresas aéreas porque se uma mala não aparecer o passageiro nunca conseguirá recuperar todos os seus bens sem se sentir lesado.
Uma bagagem extraviada gera muita frustração ao passageiro, principalmente quando ela demora a ser encontrada. Se tudo o que foi colocado na mala era de uso essencial para o compromisso programado, como a companhia aérea ressarcirá tal prejuízo?
Primeiramente, por que minha bagagem foi extraviada?
O extravio de bagagem infelizmente acontece mais do que se imagina e existem muitos fatores que influenciam em seu acontecimento. Os principais são:
- Demora ao despachar: Quando um passageiro chega atrasado e despacha a bagagem em cima da hora podem aparecer problemas maiores do que se imagina. Na pressa, a bagagem acaba sendo enviada para uma outra nave ou simplesmente não chegar nela a tempo do avião decolar.
- Passageiro ficou barrado no raio x: Depois de despachar sua bagagem o passageiro vai para o raio-x e nesse processo a mala já está a caminho do avião. Caso ocorram problemas nesse momento e não dê tempo de embarcar, o avião pode ir embora e levar a bagagem do passageiro que ficou para trás.
- Conexão: A conexão é um dos maiores motivos de extravio de bagagem. Ao transportar a mala de um avião para o outro elas podem ser confundidas ou deixadas para trás.
- Falha na identificação: Muitos passageiros com malas parecidas acabam confundindo as próprias bagagens e levando elas para casa, acarretando em uma sequência de problemas que infelizmente não são culpa da companhia aérea.
- Roubo: Algumas pessoas aproveitam a falta de supervisão na hora de pegar suas bagagens e aproveitam para roubar malas, portanto fique muito atento e caso a sua bagagem não apareça vá para um centro de atendimento no aeroporto e reporte o ocorrido imediatamente.
O que fazer se minha bagagem for extraviada?
É necessário aguardar algum tempo até todas as bagagens serem colocadas na esteira. Ao notar que sua mala realmente não apareceu, vá imediatamente para o balcão da companhia aérea para formalizar o RIB.
O Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB) é um documento que comprova que sua bagagem foi extraviada, violada ou danificada. O RIB é um registro imprescindível caso o passageiro queira processar a empresa por danos materiais e emocionais, portanto guarde ele com muito cuidado.
Para fazer o RIB você vai precisar de:
- Documento original com foto;
- Cartão de embarque;
- Comprovante de despacho de bagagem.
É muito importante fazer o RIB no momento exato do acontecido pois é servido como prova, além de poder monitorar a situação da bagagem. O documento vai constar número do voo, seus dados, horários e todos os detalhes necessários para seguir com o processo. O passageiro e o atendente devem assinar e em seguida cada um fica com uma cópia do documento.
Segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a companhia aérea tem 7 dias para recuperar a sua bagagem em voos nacionais e 21 dias em voos internacionais. A companhia tem obrigação de levar a bagagem até você.
Caso a bagagem não apareça a empresa aérea pode sofrer um processo.
Atenção: Também é possível solicitar o RIB no caso de bagagem de mão, mas nesse caso ela é responsabilidade do passageiro e não da companhia aérea.
Como evitar o extravio de bagagem?
É muito importante se prevenir para não perder a bagagem, portanto é essencial tomar alguns cuidados antes de viajar:
- Coloque algum item de identificação na sua bagagem para ninguém confundir e pegar por engano. Pode ser uma fita, laço ou qualquer coisa facilmente visível, de preferência com seus dados contidos no mesmo.
- Tente não demorar no caminho para a área de despacho.
- Evite conexões curtas (com prazo de espera inferior a uma hora) para ter certeza que vai dar tempo de transportar a bagagem de uma nave para a outra.
- Não deixe a etiqueta do último voo na bagagem.
- Despache a mala com antecedência para que ela chegue a tempo à nave.
- Evite viajar com malas muito caras ou com objetos pessoais insubstituíveis.
Como entrar com um pedido de indenização por extravio de bagagem?
Após fazer o RIB o ideal é aguardar os 7 dias necessários para localização da mala. Se a companhia aérea não encontrar a bagagem ou o passageiro precisou arcar com muitas coisas para repor seus pertences de acordo com as necessidades da viagem, a empresa deve ressarcir tudo.
O ideal é entrar em contato com a companhia aérea para lutar por seus direitos, mas como é um processo por vezes irredutível, complexo e burocrático é muito provável que precise ser resolvido por profissionais.
O problema é que ninguém quer se frustrar por algo que não sabe se vai ser solucionado, não é mesmo? Mas nós temos a solução! Que tal deixar sua causa com especialistas e só pagar se conseguir sua indenização? Isso mesmo, a Indenizei.com é uma empresa focada em companhias aéreas, trabalha de forma ágil, sem burocracia, solícita e sem perder a conexão com o cliente.
Se inscreva gratuitamente e imediatamente entraremos em contato com você. É prático, completamente online, rápido e seguro! Precisaremos de alguns documentos do caso para fazer a análise e após aprovação o seu processo será distribuído para verificação detalhada em até 24 horas.
Atenção: Lembre-se de guardar todos os documentos e provas possíveis para te ajudar no processo.
A Indenizei.com te ajuda a receber sua indenização
Pagamento somente após o êxito do processo
Só pague se ganhar! Isso mesmo, não se preocupe com orçamentos, nós arcamos com toda a burocracia do processo e no menor tempo possível para assegurar seu conforto e selar a confiança na Indenizei.com.
No final do processo descontamos apenas 30% da indenização recebida a título de honorários.
Sem burocracia
Prático e descomplicado, deixe profissionais resolverem sem se preocupar com papelada.
Sem demora
Equipe ágil e solícita preparada para resolver seu caso e tirar qualquer dúvida.