Você já deve ter se perguntado em algum momento a respeito das especificações de dimensões da bagagem de mão, e hoje vamos te explicar tudo sobre esse assunto. Em maio de 2017 a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) atualizou suas regras sobre transporte de bagagem. Antigamente a bagagem já era incluída na tarifa do voo, mas a porcentagem de passageiros que usavam esse benefício era menor do que 50%.

Após novas regras, houve a inserção de limite na dimensão da bagagem, peso e limite de malas por passageiros. Essa atualização vale para todas as companhias aéreas brasileiras e cada transportadora tem a liberdade de escolher seu valor por peça. Confira mais sobre o assunto!

Minha passagem aérea já vem com bagagem?


Normalmente, os bilhetes só acompanham a mala de 10kg que é levada a bordo com o próprio passageiro. Existem algumas tarifas em companhias aéreas que já acompanham uma bagagem despachada. Antes de finalizar a compra procure saber as condições e opções com e sem bagagem pois pode ser que o valor do pacote seja menor do que a adição de peças extras.

É permitido transportar cadeira de rodas (caso seja do próprio passageiro) e carrinho de bebe de forma gratuita, basta ir ao guichê da companhia aérea e solicitar o despache. 

Existe também em algumas companhias aéreas que tem a opção de transportar itens com maiores dimensões de bagagens, dependendo do tipo de carga. Como por exemplo pranchas, botes, instrumentos musicais e afins. Nesse caso é cobrado um valor diferente dos previamente estipulados pela companhia aérea.

Quais são as dimensões da bagagem de mão e suas regras?

A bagagem de mão não é cobrada, pois o passageiro a leva na cabine e não precisa fazer o despache. Nesse caso, a bagagem é responsabilidade do cliente. As dimensões da bagagem são: 

Peso: 10kg
Altura: 55cm
Largura: 35cm
Profundidade: 25cm

É sempre importante lembrar que é necessário chegar no aeroporto com uma hora de antecedência para o caso de imprevistos. Se as dimensões ou peso ultrapassarem esses limites o passageiro deverá despachar a bagagem. Além da bagagem, o passageiro também pode levar um item pessoal, sendo uma mochila pequena ou bolsa sem custos adicionais.

Não é permitido levar ferramentas, objetos pontiagudos ou cortantes, materiais explosivos, substâncias químicas, armas de fogo e afins. Na bagagem de mão é permitido levar plantas (sem odor), eletrônicos, remédios, produtos de higiene, bengalas, guarda chuvas, um isqueiro, uma caixa de fósforo etc.

No caso de voos internacionais as restrições são maiores. O transporte de líquidos ou gel, por exemplo, só é aceito se o recipiente for transparente e com a quantidade máxima de 100ml. Consulte as regras da companhia aérea antes de ir para o aeroporto.

Além disso, fique ciente e atento: os agentes de segurança do aeroporto podem retirar qualquer item de sua bagagem que esteja em desacordo com as regras da ANAC.

Problemas durante viagem aérea

E as dimensões da bagagem despachada?

A bagagem despachada vai no porão do aeroporto e atualmente existe um custo extra. As companhias aéreas têm autonomia para decidir seu valor e o passageiro paga por item, sendo ele com o peso máximo de 23kg. Suas dimensões são: 

Peso: 23kg
Altura: 50cm
Largura: 80cm
Profundidade: 28 cm

O ideal é adquirir a bagagem antes de fazer o check-in, pois no aeroporto o valor é maior. A companhia aérea ou agentes aeroportuários têm liberdade para recusar a qualquer bagagem ou carga que coloque em risco a segurança do voo. 

Uma bagagem tem um valor, mas duas bagagens para um único passageiro não é necessariamente o valor dobrado. Existe uma tabela de preços em cada companhia aérea sobre o valor fechado da quantidade de peças. 

Quando se ultrapassa as dimensões da bagagem existe a cobrança do excesso em que a própria companhia aérea estipula, sendo na maioria das vezes maior do que o valor da própria bagagem. 

Prefira acertar nas dimensões das bagagens e levar duas malas para evitar o imprevisto da cobrança.

E se houver o impedimento do transporte ou me cobrarem por taxas abusivas?

É sempre frustrante ter que deixar algo para trás ou ser cobrado de forma abusiva sobre um pequeno excesso de bagagem, certo? Se acontecer, entre em contato com a companhia aérea e tente resolver o seu problema com um dos tripulantes. 

Se ao tomar todas as providências não for possível resolver seu problema, não deixe de correr atrás do que é seu por direito. As regras da ANAC são claras, portanto, procure ajuda para seguir com um processo judicial.

Se a companhia não cumprir com as obrigações e for irredutível, procure um especialista para analisar seu caso. É um processo um pouco complexo e burocrático e é muito provável que precise ser resolvido por profissionais.  

O problema é que ninguém quer se frustrar por algo que não sabe se vai ser solucionado, não é mesmo? Mas nós temos a solução! 

Que tal deixar sua causa com especialistas e só pagar se conseguir sua indenização? Isso mesmo, a Indenizei.com é uma empresa focada em companhias aéreas, trabalha de forma ágil, sem burocracia, solícita e sem perder a conexão com o cliente.

Se inscreva gratuitamente e imediatamente entraremos em contato com você. É prático, completamente online, rápido e seguro! Precisaremos de alguns documentos do caso para fazer a análise e após aprovação o seu processo será distribuído para verificação detalhada em até 24 horas.

Atenção: Lembre-se de guardar todos os documentos e provas possíveis para te ajudar no processo.

Pagamento somente após o êxito do processo

Só pague se ganhar! Isso mesmo, não se preocupe com orçamentos, nós arcamos com toda a burocracia do processo e no menor tempo possível para assegurar seu conforto e selar a confiança na Indenizar.com. No final do processo descontamos apenas 30% da indenização recebida a título de honorários.

Sem burocracia

Prático e descomplicado, deixe profissionais resolverem sem se preocupar com papelada.

Sem demora 

Equipe ágil e solícita preparada para resolver seu caso e tirar qualquer dúvida.

Problemas de voo? Converse com um solucionador.

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja