Sempre ao montar uma bagagem de mão surge aquela dúvida sobre o que pode ou não levar, não é mesmo? Existem muitas regras sobre objetos proibidos e seus limites, portanto é necessário se atentar aos detalhes para não precisar deixar algum item para trás e sair prejudicado. 

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) é a agência reguladora responsável pela regularização, supervisão e fiscalização da aviação brasileira. Ela impõe regras para garantir a segurança e deixar claro os direitos das companhias e dos passageiros. 

Em 13 de dezembro de 2016, a ANAC editou as regras sobre bagagem despachada, dando liberdade de cobrança para as companhias aéreas. Cada transportadora pode decidir o valor por peça, sendo necessária a solicitação e pagamento antes do embarque.

O que eu posso levar como bagagem de mão?

O passageiro ainda tem direito de transportar bagagem de forma gratuita, levando consigo na cabine e sendo de sua própria responsabilidade. Nesse caso qualquer dano ou esquecimento não podem ser direcionados para a companhia aérea. A bagagem de mão gratuita tem limites de peso e dimensão, sendo eles:

Peso: 10kg

Altura: 55cm

Largura: 35 cm

Profundidade: 25cm

Além da bagagem de mão de 10kg, o passageiro também pode levar uma bolsa ou mochila que não seja muito grande.

Líquidos

Em voos domésticos a fiscalização sobre líquidos na bagagem de mão não é tão rígida, podendo existir várias exceções. O agente de segurança do aeroporto tem autonomia para remover qualquer item que saia de seus padrões, portanto o ideal é evitar.

O passageiro pode levar volumes de até 100ml, de preferência em recipientes transparentes. Se você estiver com uma garrafinha de água, despeje o líquido em algum lugar para evitar problemas. 

Eletrônicos

Por motivos de segurança, o transporte de eletrônicos pode ser feito somente na bagagem de mão, sendo proibido levar na bagagem despachada, pois qualquer dano seria um grande prejuízo para a companhia aérea. 

Eletrônicos que contém bateria de lítio não podem ser transportados em voos, a não ser que a bateria seja removida e separada de seu aparelho. Confira condições na central de atendimento da transportadora.

Existem algumas restrições devido ao superaquecimento e explosões de alguns eletrônicos como o Skate elétrico (sendo proibido o transporte em muitos países), Galaxy Note 7, MacBook Pro 15 polegadas, Smart Bag (malas inteligentes), entre outros. 

Se for preciso fazer o transporte do eletrônico na bagagem despachada é necessário desligar e embalar ele em uma case ou suporte seguro para evitar danos ou ativação acidental dentro do voo.

Problemas de voo? Converse com um solucionador.

O que não pode levar na babagem de mão? 

Qualquer objeto que ameace a segurança do voo pode ser retirado de sua bagagem de mão e descartado, portanto, se atente às proibições feitas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Armas só podem ser transportadas com autorização e na bagagem despachada. O embarque armado só é aceito em situações excepcionais. Também são proibidas armas de choque elétrico, de brinquedo, estilingues, sprays de pimenta, estiletes, alicates, navalhas, facas, ou qualquer arma branca. 

Substâncias inflamáveis, químicas e/ou tóxicas são proibidas, como: Desodorantes aerossóis, repelentes e espuma de barbear. Os isqueiros de maçarico também são vetados.

Dicas para montar uma bagagem de mão ideal

Faça as malas com antecedência

Sair do conforto da sua casa e levar tudo o que é necessário para a sua rotina não é fácil, portanto, faça as malas com antecedência. Assim você terá tempo hábil para adicionar os itens que for lembrando no decorrer dos dias. 

Separe os itens que vai usar durante o voo 

Em voos longos, por exemplo, é interessante ter uma necessaire contendo escova de dentes, sabonete, remédios, entre outros. Deixe sempre um casaco, meia, documentos e carregadores separados em um lugar de fácil acesso, pois provavelmente vai precisar. 

Deixe um espaço para as compras em sua bagagem de mão

Independente do destino, é muito provável que você volte com lembrancinhas para amigos ou presentes para si mesmo, certo? Deixe um espaço extra na sua bagagem de mão para evitar excesso de peso na volta.

Check list

Faça uma lista de itens necessários e confira sempre que puder, assim não há risco de esquecer algum item importante para sua viagem.

Na dúvida sobre como proceder com sua bagagem de mão, ligue!

Se estiver com qualquer dúvida referente a um item e não sabe se poderá levar na bagagem de mão, entre em contato com a central de atendimento da companhia aérea. Não se esqueça de anotar o protocolo da ligação, caso seja barrado no aeroporto ele será muito importante para recorrer em algum caso.

Tive problemas com minha bagagem de mão, o que fazer?

Teve uma preterição (negativa de embarque) ocasionado por algum item da sua bagagem de mão? Descartaram algo importante e você não concorda com a decisão? O primeiro passo é entrar em contato com a companhia aérea e tentar resolver o seu problema com um dos tripulantes de forma amigável, de preferência sabendo todas as normas na ponta da língua.

Se ao tomar todas as providências não for possível resolver o seu problema, não deixe de correr atrás do que é seu por direito. As regras da ANAC são claras, portanto, procure ajuda para seguir com um processo judicial.

Se a companhia não cumprir com as obrigações e for irredutível, procure um especialista para analisar seu caso. É um processo um pouco complexo e burocrático e é muito provável que precise ser resolvido por profissionais.  

O problema é que ninguém quer se frustrar por algo que não sabe se vai ser solucionado, não é mesmo? Mas nós temos a solução! 

Que tal deixar sua causa com especialistas e só pagar se conseguir sua indenização? Isso mesmo, a Indenizei.com é uma empresa focada em companhias aéreas, trabalha de forma ágil, sem burocracia, solícita e sem perder a conexão com o cliente.

Se inscreva gratuitamente e imediatamente entraremos em contato com você. É prático, completamente online, rápido e seguro! Precisaremos de alguns documentos do caso para fazer a análise e após aprovação o seu processo será distribuído para verificação detalhada em até 24 horas.

Atenção: Lembre-se de guardar todos os documentos e provas possíveis para te ajudar no processo.

Pagamento somente após o êxito do processo

Só pague se ganhar! Isso mesmo, não se preocupe com orçamentos, nós arcamos com toda a burocracia do processo e no menor tempo possível para assegurar seu conforto e selar a confiança na Indenizar.com. No final do processo descontamos apenas 30% da indenização recebida a título de honorários.

Sem burocracia

Prático e descomplicado, deixe profissionais resolverem sem se preocupar com papelada.

Sem demora 

Equipe ágil e solícita preparada para resolver seu caso e tirar qualquer dúvida.

Problemas durante viagem aérea

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja