Meu cartão não funcionou em uma viagem internacional, o que eu faço, Indenizei? - Indenizei - Receba Até R$ 44.000,00 Pelo seu Problema Meu cartão não funcionou em uma viagem internacional, o que eu faço, Indenizei? - Indenizei - Receba Até R$ 44.000,00 Pelo seu Problema

Imagine a situação: você está em outro país, pronto para comprar algo importante ou até mesmo pagar pelo seu hotel, e você percebe que seu cartão de crédito não funcionou. O que fazer nessa hora? Existe a possibilidade de indenização, Indenizei?

Caso você queira saber o que fazer caso seu cartão de crédito não tenha funcionado em uma viagem internacional, continue lendo o artigo.

Devo me planejar antes de usar um cartão de crédito no exterior?

A resposta é sim. Você sabia que uma das principais causas para que o cartão de crédito não funcione em viagens é a falta aviso prévio à administradora do cartão? Ao informar seu banco ou operadora sobre a viagem, você reduz drasticamente o risco do seu cartão ser bloqueado por “movimentações suspeitas”, comuns em compras no exterior.

Portanto, avise com antecedência a data da viagem e o destino. Algumas instituições financeiras até permitem fazer isso diretamente pelo aplicativo, facilitando o processo. Com isso, o primeiro passo é sempre estar em contato com a sua instituição bancária antes da viagem.

Como posso me preparar para caso isso aconteça?

Seguir algumas práticas simples pode ajudar a evitar contratempos com o cartão durante uma viagem internacional, como:

  • Tenha um plano B: Sempre leve um segundo cartão de crédito, um cartão de débito ou até uma quantia em dinheiro em espécie. Isso pode salvar o dia caso o primeiro cartão não funcione. 
  • Verifique limites e saldos: Uma das razões mais comuns para um cartão ser recusado em uma viagem é que o limite do cartão foi atingido. Portanto, certifique-se de que você tem limite disponível e saldo em sua conta, especialmente se estiver usando um cartão pré-pago.
  • Habilite o uso internacional: Muitas vezes, os bancos oferecem a opção de habilitar ou desabilitar o uso internacional do cartão diretamente pelo app. Portanto, antes de viajar, verifique se a função de compras internacionais está ativa, como dissemos anteriormente.
  • Taxas de câmbio e IOF: Sempre tenha em mente que ao usar o cartão de crédito no exterior, você estará sujeito à cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 6,38% nas compras. Além disso, a taxa de câmbio utilizada pode variar dependendo do dia em que a compra for processada pela operadora do cartão, o que pode causar variações no valor final da fatura.

Indenizei, meu cartão de crédito não funcionou, e agora?

Se o seu cartão de crédito for recusado durante uma compra no exterior, siga estas etapas para tentar resolver o problema rapidamente:

  1. Verifique o saldo e o limite: Como mencionado, muitas recusas ocorrem por falta de saldo ou limite. Use o aplicativo ou o site do banco para verificar se ainda há crédito disponível.
  2. Tente novamente em outra maquininha: Às vezes, a recusa pode ser um problema técnico com a maquininha. Experimente usar o cartão em outro estabelecimento ou tente sacar dinheiro em um caixa eletrônico. Em caso de falha nos terminais, a substituição do cartão por um cartão de débito ou um cartão pré-pago pode ser uma solução temporária até resolver a questão principal.
  3. Entre em contato com o banco: Se a tentativa de uso falhou, o próximo passo é ligar para o banco ou para a administradora do cartão. Normalmente, há um número de telefone específico para atendimento internacional impresso no verso do cartão. Explique a situação e veja se há algum bloqueio que possa ser resolvido imediatamente. 
  4. Use um outro meio de pagamento: Caso o seu cartão de crédito não funcione, lembre-se da importância de ter um segundo cartão ou outra forma de pagamento, como dinheiro vivo ou até mesmo aplicativos de carteira digital.

Como posso me proteger para não acontecer isso novamente em uma viagem internacional?

Após lidar com uma situação frustrante, muitos consumidores querem garantir que isso nunca mais aconteça. Aqui estão algumas estratégias adicionais para se proteger de falhas no uso do cartão em futuras viagens:

  • Escolha o cartão certo para viagens internacionais: Nem todos os cartões de crédito são ideais para uso no exterior. Opte por cartões que ofereçam benefícios específicos para viajantes, como menor taxa de câmbio, programas de recompensas, e seguro viagem embutido.

  • Cartões pré-pagos internacionais: Esses cartões são uma boa alternativa, pois permitem que você carregue valores em moedas estrangeiras com antecedência. Assim, você evita surpresas relacionadas à variação cambial e garante que terá saldo suficiente para cobrir suas despesas.
  • Acompanhamento das compras em tempo real: Alguns bancos oferecem serviços de notificação em tempo real, que enviam alertas via SMS ou e-mail para cada transação realizada. Portanto, essa ferramenta é valiosa para identificar rapidamente qualquer problema ou transação não reconhecida.

E se o banco não me oferecer suporte? Posso conseguir uma indenização?

Muitos bancos e operadoras podem negligenciar seus clientes em casos de falha no cartão de crédito. Diante disso, a Indenizei está aqui para ajudar! Oferecemos uma avaliação gratuita do seu caso, buscando justiça pelos seus direitos e compensações financeiras pelos danos sofridos.

Com isso, a Indenizei oferece soluções tecnológicas para consumidores prejudicados por prestadores de serviço, como empresas de energia, instituições financeiras e companhias aéreas. Nosso compromisso é buscar indenizações pelos danos sofridos e direitos negligenciados, tudo de forma simples e rápida.

Portanto, se você sofreu com falhas em seu cartão, contate-nos para assistência imediata!

A informação é poder e, com a Indenizei, você conhece seus direitos! Continue acompanhando nossos conteúdos aqui no blog e no Instagram, onde compartilhamos informações úteis sobre direitos dos consumidores, dicas financeiras e de viagens.

Leia também: Como cancelar sua passagem LATAM? – Indenizei – Ajudamos pessoas com problemas com voos e hospedagem

 

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja