Viajar de avião é uma das formas mais rápidas e eficientes de se deslocar, especialmente em viagens de longas distâncias. Contudo, a experiência de viagem pode ser frustrante quando nos deparamos com voo atrasado. Além do incômodo e da alteração nos planos, surgem dúvidas sobre quais são os direitos dos passageiros em situações assim. 

Se você quer saber dos seus direitos em caso de voo atrasado, continue lendo este artigo.

Por quais motivos meu voo pode ser atrasado?

Existem muitos motivos que o voo pode ser atrasado, como problemas meteorológicos, avistamento de pássaros, balões, drones ou pipas, incidentes na pista, falhas técnicas e manutenções não programadas. Independentemente da causa, os passageiros têm direitos garantidos pela legislação que devem ser respeitados pelas companhias aéreas. No Brasil, esses direitos estão estabelecidos principalmente na Resolução nº 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Quais são meus direitos dependendo da hora do atraso?

  • Atraso de 1 hora

Quando o atraso atinge uma hora, a companhia aérea é obrigada a fornecer facilidades de comunicação aos passageiros. Isso inclui permitir que os passageiros façam ligações telefônicas e enviem e-mails gratuitamente. Assim, os viajantes podem notificar seus familiares, amigos ou colegas de trabalho sobre a situação e reorganizar seus compromissos.

  • Atraso de 2 horas

Se o atraso ultrapassar duas horas, os passageiros têm direito à alimentação adequada. Com isso, a companhia aérea deve fornecer vouchers ou lanches, de acordo com o tempo adicional de espera. 

  • Atraso de 4 horas

Quando o atraso chega a quatro horas ou mais, os passageiros têm direito a assistência material completa. Isso inclui:

  • Acomodação em local adequado: Se o atraso se estender para o período noturno, a companhia aérea deve fornecer hospedagem. Caso o passageiro esteja na cidade onde reside, a empresa pode optar por oferecer apenas o transporte de ida e volta para sua residência.
  • Transporte do aeroporto para o local de acomodação e vice-versa: Para garantir que os passageiros possam se deslocar sem custos adicionais.

Além disso, em atrasos superiores a quatro horas, os passageiros têm direito à reacomodação em outros voos da mesma companhia ou de outras companhias que operem para o mesmo destino, sem custo adicional, ou ao reembolso integral do valor da passagem, incluindo a tarifa de embarque. A escolha entre reacomodação ou reembolso é do passageiro.

Existem mais direitos em caso de voo atrasado?

Sim, além dos direitos acima mencionados, os passageiros também podem ter direito a outras compensações, dependendo da situação específica e das políticas da companhia aérea. Assim, você tem direito de pedir indenização por danos morais, reacomodação de voos em outras companhias e receber informações claras e precisas.

Dicas para minimizar os impactos dos atrasos

Embora nem sempre seja possível evitar os atrasos de voos, algumas medidas podem ajudar a minimizar os impactos:

  • Primeiramente, escolha voos diretos sempre que possível: Voos com conexões aumentam o risco de atrasos.
  • Além disso, opte por voos no início do dia: Os atrasos acumulados ao longo do dia afetam menos os voos matinais.
  • Adicionalmente, verifique as condições meteorológicas: Antes de viajar, verifique as previsões do tempo para o seu destino e origem. Condições climáticas adversas são uma das principais causas de atrasos.
  • Ademais, tenha um plano B: Esteja preparado para atrasos e tenha um plano alternativo para suas conexões e compromissos.
  • Por fim, use aplicativos de viagem: Muitos aplicativos fornecem atualizações em tempo real sobre o status dos voos e podem ser úteis para monitorar atrasos e reprogramações.

Como proceder em caso de atraso de voo?

1 – Mantenha a calma e documente tudo

Em situações de atraso, é fundamental manter a calma e procurar obter o máximo de informações possíveis. Documente todos os comunicados da companhia aérea, guarde comprovantes de despesas e tire fotos, se necessário. Essas informações podem ser úteis caso seja necessário buscar compensações posteriormente.

Com isso, veja a seguir os principais documentos para guardar em casos de atraso de voo e buscar sua compensação:

  1. Cartão de embarque;
  2. Declaração de atraso de voo (emitida no guichê
  3. da companhia aérea);
  4. Documento com número do voo, data e horário
  5. previsto de partida e chegada;
  6. Duração do atraso (tire fotos dos painéis de
  7. voo);
  8. E-mail da confirmação da compra do voo;
  9. Todos os recibos relacionados à alimentação,
  10. transporte e acomodação, se teve que arcar com esses custos

2 – Procure assistência imediata

Logo que o atraso for confirmado, dirija-se ao balcão de atendimento da companhia aérea para obter informações sobre seus direitos e solicitar a assistência devida. Se necessário, peça para falar com o supervisor ou gerente responsável.

3 – Conheça seus direitos

Estar bem informado sobre os seus direitos é crucial. Como consequência, ter esse conhecimento pode fazer toda a diferença na hora de reivindicar seus direitos.

4 – Faça uma reclamação formal

Se os seus direitos não forem respeitados, faça uma reclamação formal junto à companhia aérea. No Brasil, também é possível registrar uma queixa na ANAC por meio do site ou do aplicativo da agência. Além disso, você pode recorrer aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, e buscar apoio jurídico, se necessário.

E se caso eu queira pedir uma indenização em caso de atraso de voo?

Muitas companhias aéreas podem negligenciar seus clientes em situações de atraso de voo. Diante disso, a Indenizei está aqui para ajudar! Oferecemos uma avaliação gratuita do seu caso, buscando justiça pelos seus direitos e compensações financeiras pelos danos sofridos.

Com isso, a Indenizei oferece soluções tecnológicas para consumidores prejudicados por prestadores de serviço, como empresas de energia, instituições financeiras e companhias aéreas. Nosso compromisso é buscar indenizações pelos danos sofridos e direitos negligenciados, tudo de forma simples e rápida.

Portanto, se você sofreu alguma questão com atrasos de voo, contate-nos para assistência imediata!

A informação é poder e, com a Indenizei, você conhece seus direitos! Continue acompanhando nossos conteúdos aqui no blog e no Instagram, onde compartilhamos informações úteis sobre direitos dos consumidores, dicas financeiras e de viagens.

Leia também: Como cancelar sua passagem LATAM? – Indenizei – Ajudamos pessoas com problemas com voos e hospedagem

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário