Você já ouviu falar em passagem de emergência por morte na família?
Em primeiro lugar, quando as pessoas viajam, nunca estão preparadas para receber um tipo específico de notícia: o falecimento de um parente próximo. Diante deste cenário, não se vê outra opção a não ser um retorno de emergência para poder se despedir do ente querido. Apesar disso, muitas pessoas não conhecem um serviço oferecido pelas companhias aéreas: a passagem de emergência por morte na família, que nada mais é do que um desconto bem vantajoso no valor da passagem aérea.
Pensando nesses casos, preparamos este artigo para lhe informar melhor sobre como funciona esse tipo de tarifa.
Como funciona o desconto na passagem de emergência por morte na família?
Atualmente algumas companhias aéreas brasileiras oferecem o serviço de desconto na passagem de emergência por morte na família, também conhecida como “tarifa de emergência” ou “assistência emergencial”.
Nesse sentido, a tarifa consiste em um abatimento no preço da passagem de até 80% em casos de morte ou
hospitalização na família. É importante saber que a redução do valor pode variar para cada companhia, tudo vai depender da avaliação e comprovação dos documentos. Entretanto o desconto fica entre 50% e 80% do valor total do bilhete.
Companhias aéreas que oferecem o serviço de redução da tarifa
Apenas a Gol e Latam oferecem o serviço de desconto na passagem de emergência por morte na família. Contudo existe uma diferença entre os trechos nacionais e internacionais. Entenda:
Somente a Gol oferece abatimento no valor da passagem de emergência apenas em voos nacionais.
Enquanto a Latam oferece abatimento no valor da passagem de emergência tanto em voos nacionais quanto
internacionais.
Como conseguir o desconto na passagem de emergência?
Primeiramente, antes de entender como o desconto se dá em cada companhia é importante entender os critérios que consideram o vínculo de proximidade entre os parentes e a partir disso, conseguir de fato o desconto no bilhete.
Na Gol, por exemplo, o benefício se dá a partir da morte de familiares diretos como pai, mãe, filho ou cônjuge.
Já a Latam, além do falecimento de familiares diretos, a companhia considera irmãos, cunhados, sobrinhos, netos, primos, tios, sogros, nora, genro e parceiro civil.
Há também a consideração de casais em união estável, desde que seja comprovado por meio de documentos. Ademais, a cia aérea considera o desconto para parentes próximos que estão hospitalizados sob o risco de morte. Se o caso contemplar essa proximidade, você pode entrar em contato com a companhia aérea para conseguir o desconto.
Taxa de desconto
Anteriormente mencionamos que os descontos variam entre 50% e 80% do valor da passagem. Neste caso, vamos entender como cada companhia aérea cede essa tarifa. Sabendo claro, que ambas companhias só concedem o desconto a partir da análise da documentação e demais comprovações que são solicitadas ao entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) de cada empresa aérea.
Na Gol: 80% de desconto do preço original da tarifa, não considerando taxas aeroportuárias e serviços.
Na Latam: 50% a 80% de desconto, a depender da avaliação do caso.
Como solicitar o desconto?
Na Gol: Ligar no SAC (Serviço de Atendimento do Consumidor) – 0300 115 2121
Na Latam: Ligar na Central de Vendas 0300 570 5700 ou buscar atendimento em uma de suas lojas no aeroporto.
Posso solicitar reembolso na passagem deemergência por conta de morte na família?
Às vezes no desespero de saber sobre o possível falecimento de um familiar, a pessoa pode acabar comprando a passagem sem ter desconto ou até mesmo pode não ter conseguido o desconto por algum impedimento na
documentação. Entretanto, o que muitos não sabem é que nestes casos existe reembolso para compensar o gasto.
Veja como cada companhia oferta o reembolso da passagem de urgência:
Na Gol: Caso tenha comprado a passagem, o pedido de reembolso deve ocorrer em até 7 dias depois do falecimento.
Na Latam: O pedido de reembolso deve ser feito na Central de Vendas, na opção Devolução e ocorrer em até 30 dias após a viagem. Exceto para cabines Premium Economy e Business.
Documentação necessária para comprovar e garantir a passagem de emergência:
Como mencionamos anteriormente, para conseguir o benefício de desconto na passagem de emergência é preciso demonstrar uma documentação comprobatória. Veja a seguir os principais documentos para comprovar e garantir o desconto no bilhete:
- Cópia de certidão de óbito
- Documentos originais
- Atestado de internação familiar
Prazos:
Gol: dentro de 7 dias após o ocorrido.
Latam: o evento ter ocorrido em até três dias a partir da data da compra, as viagens ocorrem dentro de 7 dias a partir da compra.
Indenizei: a solução para resolver os problemas com voo e companhia aérea
Como resultado de uma frustração na viagem, a Indenizei surge para solucionar seus problemas com voo e/ou com a companhia aérea. Quando se trata de ir em busca de indenização, temos uma equipe especializada e preparada para buscar uma compensação justa para nossos clientes, seja em casos como de atraso de voo, cancelamento de voo ou extravio de bagagem.
Conte com a Indenizei na busca pelos seus direitos como passageiro e não deixe que nenhuma situação estrague a sua viagem!
A Indenizei.com já ajudou mais de 2.500 pessoas com seus serviços e mais de R$3.500.000,00 pagos em indenizações, além de possuir casos de sucesso com seus clientes.
Não deixe a companhia aérea estragar sua viagem! Chame a Indenizei e tenha a tranquilidade de poder receber uma compensação por toda dor de cabeça. Entre em contato agora mesmo e faça uma avaliação totalmente gratuita do seu caso, sabendo que você só paga se ganhar
Esperamos que esse artigo tenha sido esclarecedor a respeito da passagem de emergência por morte na família. Se gostou do conteúdo, não deixe de acompanhar nossas publicações aqui no blog e no instagram, onde estamos sempre divulgando informações úteis sobre os direitos do passageiro.
Leia também: Indenização por danos morais por problemas com voo: confira quais são seus direitos e como reivindicá-los – Indenizei